Autores

 Keisuke Kaneko, Christopher B. Currin, Kevin M. Goff, Ala Somarowthu, Tim P. Vogels, Ethan M. Goldberg

Resumo

A síndrome de Dravet é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por epilepsia, deficiência intelectual e morte súbita devido a variantes patogênicas no SCN1A com perda da função da subunidade do canal de sódio Nav1.1. Interneurônios GABAérgicos de parvalbumina que expressam Nav1.1 (PV-INs) de jovens camundongos Scn1a+/− mostram geração de potencial de ação prejudicada. 

Uma abordagem avaliando a função de PV-IN nos mesmos camundongos em dois pontos de tempo mostra geração de pico prejudicada em todos os camundongos Scn1a+/− nos dias pós-natais (P) 16-21, falecidos antes ou sobrevivendo a P35, com normalização por P35 em camundongos sobreviventes . 

No entanto, a transmissão sináptica PV-IN é disfuncional em camundongos Scn1a+/− jovens que não sobreviveram e em camundongos Scn1a+/− ≥ P35. A modelagem confirma que a propagação axonal de PV-IN é mais sensível à diminuição da condutância de sódio do que a geração de picos. 

Esses resultados demonstram disfunção dinâmica na síndrome de Dravet: anormalidades combinadas de geração e propagação de picos de PV-IN impulsionam a gravidade precoce da doença, enquanto a disfunção contínua da transmissão sináptica contribui para a patologia crônica.

Artigo publicado no periódico Cell Reports, Volume 38, Issue 13, 110580, MARCH 29, 2022.