Autores 

Ana Flávia Fernandes Ferreira, Monique Patricio Singulani, Henning Ulrich, Zhong-Ping Feng, Hong-Shuo Sun & Luiz Roberto Britto 

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é caracterizada pelo comprometimento motor e perda neuronal dopaminérgica. Não há cura para a doença, e os tratamentos têm várias limitações. Em uma pesquisa no Springer link, em janeiro de 2022,  foi relatado que o potencial receptor transitório da melastatina 2 (TRPM2), um canal catiônico não seletivo permeável ao cálcio, é suprarregulado na morte neuronal. No entanto, não há estudos in vivo avaliando o papel do TRPM2 e os efeitos neuroprotetores na DP. O estudo testou a hipótese de que o TRPM2 é regulado positivamente no modelo de DP de camundongo 6-hidroxidopamina (6-OHDA) e que sua inibição, pelo AG490, é neuroprotetora.

Para isso, AG490 ou veículo foram administrados intraperitoneal em camundongos C57BL/6. Os camundongos então receberam 6-OHDA no corpo estriado direito. As avaliações do comportamento motor foram avaliadas 6, 13 e 20 dias após a cirurgia usando o cilindro e testes rotacionais induzidos por apomorfina, e 7, 14 e 21 dias após a cirurgia usando o teste do rotarod. 

Amostras de cérebro de substância negra (SNc) e estriado (CPu) foram coletadas para imuno-histoquímica e immunoblotting nos dias 7 e 21. O estudo mostrou que a expressão da proteína TRPM2 foi regulada positivamente em animais tratados com 6-OHDA. 

Além disso, AG490 preveniu a perda de neurônios dopaminérgicos, ativação microglial e reatividade de astrócitos em animais tratados com 6-OHDA. O composto melhorou os comportamentos motores e a sinalização Akt/GSK-3β/caspase-3. 

Os pesquisadores concluíram que a inibição de TRPM2 por AG490 é neuroprotetora no modelo 6-OHDA e que o canal TRPM2 pode representar um potencial alvo terapêutico para DP.

Artigo científico publicado na revista Springer Link, para ler texto completo acesse aqui.