Autores

Stephen M Rao, Megan Sokolowski, Lauren B Strober, Justin B Miller, Marc A Norman, Nicholas Levitt , James R Williams e Carl de Moo

Resumo

Contexto

O Teste de Desempenho de Esclerose Múltipla (TDEM) é um sistema computadorizado autoadministrado desenvolvido para iPad® que quantifica o neurodesempenho (cognição, função motora dos membros superiores e inferiores e visão) em pacientes com esclerose múltipla (EM).

Objetivo

O TDEM foi administrado em 428 adultos saudáveis, cognitivamente intactos (idades entre 18 e 89 anos). Os participantes foram recrutados para obter uma amostra demograficamente estratificada de quatro locais de teste diversos nos Estados Unidos.

Resultados

A quantidade de variância compartilhada no desempenho do teste explicada por variáveis ​​demográficas foi de 18-23% para um teste motor de extremidade superior, 31% para um teste de velocidade de caminhada, 32% para um teste de acuidade visual de baixo contraste e 48% para um teste cognitivo. Todos os quatro módulos de teste foram significativamente influenciados pela idade (efeitos lineares e não lineares) e educação. Além disso, o sexo dos participantes influenciou o desempenho nos testes cognitivos e de velocidade de caminhada.


Conclusão

Este estudo fornece equações baseadas em regressão que podem melhorar a interpretação clínica dos escores do MSPT, ajustando as influências potenciais de idade, educação e sexo.

Artigo publicado na revista PubMed. Disponível no link.