Estudo revela um mecanismo que pode estar por trás de um dos sintomas característicos do distúrbio.

As pessoas que convivem com a esquizofrenia, muitas vezes, têm dificuldade em prever as consequências sensoriais de suas ações. Diante disso, cientistas do Projeto Cérebro Humano (HBP) adotaram uma nova abordagem que fornece informações sobre o que pode causar esses erros de previsão sensorial.

As falhas foram medidas por meio de uma eletroencefalografia (EEG). Os pesquisadores utilizaram uma análise de modelo de estudo que permite o mapeamento de precisão temporal ou imprecisão de ensaios únicos em potenciais relacionados a eventos de EEG.

Em estudos anteriores, essas diferenças no tempo de tentativas distintas eram frequentemente negligenciadas ou consideradas “ruído” que deveria ser eliminado dos dados. Mas os cientistas notaram que elas podem conter informações importantes.

Os resultados mostram graus mais altos de irregularidade temporal ou imprecisão entre diferentes ensaios das respostas cerebrais, os potenciais relacionados a eventos (ERPs), em pacientes com esquizofrenia em comparação com o grupo controle. Com esses resultados, eles concluíram que a imprecisão temporal em ensaios únicos pode ser um fator-chave na condução da falha de previsão na esquizofrenia.

Confira o artigo completo aqui: https://www.nature.com/articles/s41537-022-00239-7