Resultado rendeu convite a pesquisador brasileiro para apresentação oral no 2021 AANS Annual Scientific Meeting

O pesquisador brasileiro Nicollas Nunes Rabelo, colaborador no departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, traçou um panorama da evolução histórica das pesquisas sobre cérebro já realizadas no mundo. O resultado foi a publicação do artigo “The historic evolution of intracranial pressure and cerebrospinal fluid pulse pressure concepts: Two centuries of challenges” [A evolução histórica dos conceitos de pressão intracraniana e pressão de pulso do líquido cefalorraquidiano: dois séculos de desafios].

Em seu artigo, Rabelo defende que o conhecimento atual de pressão intracraniana (PIC) e de pressão do pulso do líquido cefalorraquidiano (CSFPP) foi construído devido a mais de dois séculos de pesquisas sobre a dinâmica do cérebro.

Hoje há um consenso sobre a importância de monitorar a pressão intracraniana durante a neurocirurgia, o que ajuda a reduzir a mortalidade durante os procedimentos. Contudo, compreender a dinâmica intracraniana exige a compreensão de uma construção histórica.

“O conhecimento atual é o resultado de dois séculos de pesquisas iniciadas com as investigações de Alexander Monro (Secundus)”, diz Rabelo.

Por mais de 200 anos, anatomistas e fisiologistas investigaram a dinâmica do cérebro em busca de entendimento sobre como os volumes intracranianos afetam a PIC e também sobre o comportamento do pulso do líquido cefalorraquidiano em diferentes estágios de pressão.

Técnicas de monitoramento invasivas e não invasivas dependiam da evolução dos conceitos anatômicos e fisiológicos. Na ciência, muitas afirmações que são tidas como verdadeiras vão mudando ao longo do tempo porque o entendimento sobre determinados assuntos melhora.

“Hoje, a monitorização menos invasiva é uma tendência mundial”, comenta.

“Como cirurgião, a minha tendência é fazer cortes menores, com menos tempo de cirurgia e com menor quantidade de anestesia. A tendência do mundo é essa, inclusive enxergando e monitorizando a custo e efetividade melhor”, completa o pesquisador.

O artigo de Nicollas Rabelo relata várias descobertas que contribuíram com o conhecimento atual da dinâmica intracraniana e com o uso de pressão de pulso CSF [líquido cefalorraquidiano] na interpretação de dinâmica intracraniana.

“A ciência começa na filosofia: quando eu tenho dúvidas, estou dentro da ciência. A palavra Medicina vem de Mederi, que significava saber o melhor caminho. Em outras palavras, é a arte da busca”, diz Rabelo.

“Então, quando buscamos essas informações, fomentamos as bases do conhecimento para outros conhecimentos que estão por vir. Temos algo prático, que funciona com as doenças, mas esse artigo histórico fomenta a carga teórica, que é de fundamental importância”, destaca.

Os cérebros que pesquisaram o cérebro — os anatomistas e fisiologistas que ajudaram a esclarecer os padrões de volumes intracranianos

Da esquerda para a direita Alexander Monro Secundus, George Kellie, George Burrows, John Abercrombie, Angelo Mosso, Edgar Bering Jr., Thomas Langfitt, Harvey Cushing, Anthony Marmarou e Sérgio Mascarenhas de Oliveira.

Por meio da pesquisa documental, Rabelo relata a contribuição de importantes figuras na Medicina, como Alexander Monro secundus (1733-1817), George Kellie (1770-1829), ex-aluno de Monro secundus, George Burrows (1771–1846), John Abercrombie (1780-1844), Angelo Mosso (1846–1910), Edgar Bering Jr. (1917-1994), Thomas Langfitt (1927-2005), Harvey Cushing (1869-1939), Anthony Marmarou (1934 – 2010) e Sérgio Mascarenhas de Oliveira (1928 – 2021), que deixaram suas marcas na história da Medicina.

“A doutrina Monro-Kellie significou um importante passo na recondução dessa história, reconstruída no artigo. Segundo ela, foi possível entender o comportamento dos volumes intracranianos e investigar novos parâmetros de pressão, como CSFPP. Mas compreender a dinâmica intracraniana é uma tarefa de construção histórica e que, portanto, está inacabada, já que a construção continua, dia a dia, quebrando conceitos e rompendo paradigmas, sempre em busca da inovação”, destaca Rabelo.
Para ele, o conhecimento que nasce de uma pesquisa auxilia as pesquisas atuais e as futuras. “Quando conhecemos as dificuldades históricas, conseguimos melhorar o modo de driblar as dificuldades existentes, até por isso que o americano valoriza tanto a história e a esculpe na rua. E a nossa ideia com o artigo também era valorizar o trabalho brasileiro, esculpindo o nome de Sérgio Mascarenhas de Oliveira na literatura”, afirma.

AANS Annual Scientific Meeting — um importante encontro promovido pela Associação Americana de Cirurgiões Neurológicos

A publicação do artigo rendeu ao autor um convite para uma apresentação oral no 2021 AANS Annual Scientific Meeting. O evento ocorrerá em Orlando e aceita participações presenciais e online. Contudo, a apresentação oral só pode ser feita presencialmente, e como Rabelo estará no Brasil, ele não participará presencialmente.

No entanto, a apresentação oral só pode ser feita presencialmente, e como Rabelo estará no Brasil, ele não participará.

Trajetória — o caminho percorrido pelo pesquisador Nicollas Rabelo

Graduado em Medicina pela UniAtenas, Paracatu (MG), Dr. Nicollas Rabelo fez Residência em Neurocirurgia pelo Hospital Santa Casa de Ribeirão Preto e Especialização em Neurointensivismo para Adultos pelo Hospital Sírio Libanês.

Foi aprovado em 2º lugar para o Programa de Intercâmbio entre o International Neuroscience (INI) Institute Hannover (Alemanha) e a Academia Brasileira de Neurocirurgia. É Membro Titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNC) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Defendeu o Doutorado em Neurocirurgia Vascular no Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, em 2021, atuando nas linhas de pesquisas de doenças da neurocirurgia vascular e doença periodontal como fator de rotura para aneurisma cerebral.