Com alta relevância para os sistemas de saúde de países em desenvolvimento, o estudo foi publicado no The New England Journal of Medicine

Um estudo realizado por pesquisadores de todo o Brasil apontou que o uso da trombectomia é um método possível, seguro e eficaz para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em países em desenvolvimento. A pesquisa apontou que pacientes que foram submetidos à técnica tiveram uma melhora significativa após 90 dias do AVC, comparado com aqueles que não passaram pelo procedimento.

Este foi o primeiro estudo a testar a trombectomia pós-AVC em um país em desenvolvimento. Os resultados foram publicados em uma das maiores e mais prestigiadas revistas acadêmicas do mundo, a “The New England Journal of Medicine”.

O AVC ou “derrame” é um dos problemas mais comuns no Brasil e no mundo. Segundo os autores do estudo, no Brasil é a segunda principal causa de morte e a maior causa de incapacidade nos pacientes.
A trombectomia é a retirada mecânica de coágulos de sangue dos vasos e deve ser feita após a ocorrência do AVC. O tratamento permite um retorno rápido do fluxo de sangue ao cérebro. Esse procedimento já era usado em países desenvolvidos e o estudo demonstrou que é possível ser usado também no Brasil.

A notícia completa está disponível aqui. O artigo pode ser acessado aqui.