Resultados sugerem que o sistema glinfático, responsável pela eliminação de resíduos do cérebro, tem um papel importante nesse processo

Uma pesquisa da Washington University School of Medicine in St. Louis identificou que o sistema imune do corpo humano monitora o cérebro por meio dos seios durais, canais venosos encontrados no cérebro. Os resultados sugerem que o sistema glinfático, responsável pela eliminação de resíduos do cérebro, tem um papel importante nesse monitoramento.

A descoberta foi realizada por uma equipe liderada por Jonathan Kipnis, professor emérito da instituição, e o pesquisador pós-doutoral Justin Rustenhoven. Ela derruba uma suposição há muito tempo defendida no campo, a de que as diversas barreiras naturais do cérebro o isolam completamente do sistema imune.

O mecanismo de monitoramento identificado é fundamental para mitigar inflamações no cérebro, que podem levar a doenças neurológicas e psiquiátricas como esclerose múltipla e depressão.

A notícia completa está disponível no website da Dana Foundation. O artigo com os resultados da pesquisa, publicado no periódico Cell, está disponível aqui.