Novos mapas cerebrais mostram que células, receptores e atividade genética mudam ao longo dos mesmos limites

Os pesquisadores da Human Brain Project (HBP) conduziram um estudo com três níveis de organização cortical: citoarquitetura, arquitetura do receptor de neurotransmissores e expressão gênica do receptor de neurotransmissores. 

O trabalho elucidou “os princípios da organização do cérebro humano nos sistemas funcional visual, auditivo, somatossensorial e motor, indo além da visão simplificada de um ‘mosaico’ de áreas que formam o neocórtex”, apresenta o artigo.

Os estudiosos investigaram a relação das densidades dos receptores de neurotransmissores com seus genes correspondentes em 15 áreas citoarquitetônicas dos sistemas visual, auditivo, somatossensorial e motor. Eles analisaram a expressão gênica diferencial dentro das áreas cerebrais de cada um desses sistemas funcionais.

O estudo demonstra um método para desvendar as relações estrutura-função usando o Julich Brain Atlas. 

O artigo “Combined analysis of cytoarchitectonic, molecular and transcriptomic patterns reveal differences in brain organization across human functional brain systems” está disponível por meio do DOI 10.1016/j.neuroimage.2022.119286