Os resultados revelam como os neurônios individuais no tálamo podem mesclar sinais vindos de diferentes regiões do córtex.

Novos trabalhos conduzidos por pesquisadores da Universidade de Chicago e do Laboratório Nacional de Argonne do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) revelaram uma convergência ou uma fusão de informações sensoriais e motoras no tálamo. Tais descobertas podem levar a novas opções de tratamento para esquizofrenia, epilepsia e outros distúrbios cerebrais.

Para compreender mais amplamente o papel do tálamo, a equipe contou com ferramentas de uma variedade de campos científicos, incluindo genética, virologia, biologia molecular e microbiologia, e também com várias técnicas de imagem, usando microscopia eletrônica, para coletar milhares de ângulos de cérebros de camundongos.

Por meio das reconstruções de imagens, eles descobriram que neurônios individuais podem mesclar sinais vindos de diferentes regiões do córtex. Por exemplo, um único neurônio em uma região do tálamo, chamada núcleo posterior medial (POm), poderia receber informações sensoriais e motoras. Eles também determinaram que os neurônios POm recebem entradas semelhantes de fontes desconhecidas.

“Nossa compreensão de como a informação sensorial e motora está integrada no tálamo será importante para aprender como a informação flui geralmente no cérebro” disse Andrew J. Miller-Hansen, estudante de neurociência da Universidade de Chicago e membro da equipe. “Queremos saber se este padrão de convergência é específico para integração sensorial e motora ou se é um padrão de circuito comum que suporta outras formas de integração no cérebro”, acrescentou.

Esclarecer as capacidades de processamento e sinalização dos neurônios do tálamo pode mudar a forma como a medicina trata a esquizofrenia, a epilepsia e outras doenças cerebrais, onde a disfunção talâmica parece relacionada a problemas clínicos.

A reportagem sobre a publicação pode ser acessada no website Neuroscience News.

O artigo que apresenta a pesquisa pode ser acessado por meio do DOI: 10.1073/pnas.2104137118