As alterações na estrutura cerebral estão associadas ao envelhecimento e acompanhadas pela deterioração gradual das funções cognitivas, que se manifesta de forma diferente em homens e mulheres

Pesquisadores da Universidade Normal de Beijing (China) e Banner Alzheimer’s Institute (EUA) quantificaram os padrões de envelhecimento espacial relacionados à idade das estruturas da substância cinzenta e branca do cérebro, sua taxa de redução de volume, suas relações com funções cognitivas específicas, bem como as diferenças entre homens e mulheres em um conjunto de dados transversal de não demência. Descobrimos que tanto homens quanto mulheres mostraram extensas diminuições relacionadas à idade nos volumes da maioria das regiões de substância cinzenta e substância branca. As fêmeas têm regiões maiores onde o volume diminui com a idade e uma maior inclinação (fêmeas: 0,199%, machos: 0,183%) de diminuição do volume na massa cinzenta.

Para a substância branca, não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos em regiões relacionadas à idade e a inclinação da diminuição do volume. Associações mais significativas foram identificadas entre estruturas cerebrais e cognição em homens durante o envelhecimento do que mulheres.

O artigo que apresenta a pesquisa pode ser acessado por meio do DOI: 10.1093/cercor/bhab155