(Foto: imagem divulgação)

Astronautas terão atividade cerebral avaliada durante missão na Estação Espacial Internacional (ISS)

Durante uma viagem espacial são coletados milhões de dados, principalmente dados sobre os astronautas como resistência da pele, massa muscular, frequência cardíaca, mas ainda não há monitoramento rotineiro da atividade cerebral. 

Por isso, a empresa Brain.Space de Israel deve testar seus equipamentos em três astronautas no espaço em um voo do ônibus espacial da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os equipamentos vão registrar a atividade cerebral. 

Os astronautas usarão um capacete que possui 460 aerógrafos e se conecta ao couro cabeludo e realizarão várias tarefas durante 20 minutos por dia. Os dados serão enviados para um laptop na estação espacial. 

Estudos semelhantes usando essas tarefas foram concluídos na Terra e, após a missão, a Brain.Space comparará os dados do exame para comparar as diferenças na atividade cerebral na Terra e no espaço.

“O espaço é um acelerador. A ideia é revolucionar e possibilitar aplicativos, produtos e serviços de atividade cerebral tão fáceis quanto extrair dados de um Apple Watch”, disse Levy, o presidente-executivo da Brain.Space.

Para saber mais, acesse a reportagem completa.