Um estudo abrangente, publicado recentemente, revelou que as doenças que afetam o sistema nervoso são responsáveis por uma carga significativa de doenças em todo o mundo. A pesquisa analisou 37 condições únicas, abrangendo desde distúrbios neurodesenvolvimentais até condições emergentes como o comprometimento cognitivo pós-COVID-19, examinando seus fatores de risco em escala global, regional e nacional, no período de 1990 a 2021.

Os dados mostram que, em 2021, essas condições foram a principal causa de anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs), impactando 3,40 bilhões de pessoas ao redor do mundo. A carga de DALYs atribuída a essas doenças aumentou em 18,2% desde 1990, apesar de uma queda nas taxas padronizadas por idade de mortes e DALYs ao longo do período estudado.

Entre as principais condições neurológicas destacadas em 2021 estão o AVC, encefalopatia neonatal, enxaqueca, Alzheimer e outras demências, neuropatia diabética, meningite, epilepsia, complicações neurológicas associadas ao nascimento prematuro, transtorno do espectro autista e câncer do sistema nervoso.

Os resultados ressaltam a necessidade urgente de desenvolver e implementar estratégias eficazes de prevenção, tratamento e reabilitação para enfrentar o impacto crescente dessas doenças em nível global.

O estudo foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.