Estudo de longo prazo liderado por pesquisadores de Harvard identifica problemas cognitivos em ex-jogadores da NFL que relataram sintomas de concussão durante suas carreiras, destacando o impacto das lesões na cabeça no desempenho cognitivo décadas após a aposentadoria.

Um estudo liderado por pesquisadores da Harvard Medical School descobriu que ex-jogadores profissionais de futebol americano que relataram ter experimentado sintomas de concussão cerebral durante suas carreiras tiveram pior desempenho em uma bateria de testes cognitivos do que os não-jogadores. A pesquisa foi realizada em quatro hospitais: Massachusetts General, Brigham and Women’s, McLean e Spaulding Rehabilitation, e os resultados foram publicados no Archives of Clinical Neuropsychology.

Os pesquisadores examinaram 353 jogadores aposentados da National Football League, analisados como parte do Football Players Health Study da Universidade de Harvard, cerca de 29 anos após o fim de suas carreiras como atletas. Os jogadores que relataram sentir sintomas de concussão cerebral durante suas carreiras tiveram piores pontuações em avaliações de memória episódica, atenção sustentada, velocidade de processamento e vocabulário. O número de concussões diagnosticadas por um profissional médico ou o tempo de carreira de jogador, no entanto, não teve efeito observado na cognição.

Foto: Bill Frakes

A comparação com um grupo de controle de 5.086 homens que não jogavam futebol revelou que o desempenho cognitivo era geralmente pior para os ex-jogadores. Inclusive, os atletas aposentados há mais tempo apresentaram propensão a ter um desempenho pior em tarefas cognitivas. Os pesquisadores observaram também que muitas lesões na cabeça ou golpes subconcussivos podem não ter sido diagnosticados como concussões devido à falta de percepção no momento ou subnotificação de sintomas pelos jogadores.

Os resultados do estudo mostram que os jogadores profissionais de futebol ainda podem experimentar dificuldades cognitivas associadas a lesões na cabeça décadas depois de se aposentar do esporte. Evidências adicionais sobre o impacto que uma carreira profissional no futebol pode ter na aceleração do envelhecimento cognitivo foram adicionadas pelo grupo de estudo.

Os pesquisadores ressaltaram que os próprios jogadores é que forneceram informações sobre as preocupações e condições de saúde que enfrentam após uma carreira no futebol. O Football Players Health Study, lançado em 2014, é um programa de pesquisa abrangente dedicado a examinar as causas multifatoriais que afetam a saúde de ex-jogadores da NFL.

“A abordagem de Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade (CBPR) adotada neste estudo é para onde esse campo está indo”, afirmou o diretor do Laboratório de Neurociência Cognitiva na Spaulding Rehabilitation Network, Anthony Germine, PhD, investigador sênior do estudo. “Somos gratos aos jogadores e ao quanto eles nos ensinaram. Não teria sido possível fazer um estudo como este sem envolver profundamente a sua comunidade.”

O investigador principal do Football Players Health Study, Ross Zafonte, DO, concluiu que essas descobertas apoiam os esforços a fim de desenvolver maneiras de melhorar o diagnóstico e definir sequelas de concussão a longo prazo. “Os ex-jogadores podem apoiar sua saúde cognitiva à medida que envelhecem, tomando medidas proativas e continuando a consultar seus provedores e se educar sobre os sintomas de traumatismo craniano.”

Zafonte também é presidente da Spaulding Rehabilitation Network, médico de medicina esportiva do Mass General Brigham e professor e presidente do Departamento de Medicina Física e Reabilitação da Harvard Medical School.

Apoio

A pesquisa teve apoio do Football Players Health Study da Universidade de Harvard, financiado pela National Football League Players Association (NFLPA). A NFLPA não teve nenhum papel na condução do estudo, coleta, gerenciamento, análise e interpretação dos dados, preparação, revisão ou aprovação do manuscrito, nem tampouco na decisão de submeter o manuscrito para publicação. O estudo contou com os coautores Roger Strong, Rachel Grashow, Andrea Roberts, Eliza Passell, Luke Scheuer, Douglas Terry, Sarah Cohan, Alvaro Pascual-Leone, e Marc Weisskopf.