A disfunção cognitiva na doença de Parkinson (DP) está associada ao aumento da expressão do padrão relacionado à cognição da DP (PDCP), que se sobrepõe à rede de modo padrão normal (DMN)

Pesquisadores do Feinstein Institute for Medical Research (EUA) e da Universitätsmedizin Berlin (Alemanha) buscaram determinar em que medida a primeira rede representa a perda da segunda como manifestação do processo de adoecimento. Para resolver isso, primeiro analisaram imagens metabólicas (tomografia por emissão de pósitrons de fluorodeoxyglucose [PET]) de uma grande amostra de DP com desempenho cognitivo variável. O comprometimento cognitivo nesses pacientes se correlacionou com o aumento da expressão de PDCP, bem como com a perda de DMN.

Em seguida, determinaram a relação espacial das 2 topografias no nível da sub-rede. Para este fim, checaram dados de ressonância magnética funcional em estado de repouso (rs-fMRI) de uma população independente. Essa abordagem descobriu uma rede significativa relacionada à cognição de DP que se assemelhava a topografias PDCP baseadas em PET e rs-fMRI previamente identificadas.

O artigo que apresenta a pesquisa pode ser acessado por meio do DOI: 10.1093/cercor/bhab148.