Pesquisadores descobriram três tipos distintos de respostas no cérebro, responsáveis por controlar a fome, o apetite e a ingestão de alimento.

Pesquisadores do Department of Bioengineering, do Imperial College London, analisaram a atividade cerebral de 16 pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes que se submeteram a uma cirurgia para perda de peso.

Pela primeira vez, eles descobriram que havia três tipos distintos de respostas no cérebro, responsáveis por controlar a fome, o apetite e a ingestão de alimentos, que eram diferentes de um grupo separado de pessoas que usaram uma dieta de baixas calorias para perder peso.

Segundo a autora principal do estudo, a Dra. Victoria Salem, palestrante clínica sênior em endocrinologia no Department of Bioengineering, do Imperial College London, “Este estudo é único porque reunimos três teorias interconectadas sobre as mudanças cerebrais que explicam por que os pacientes que perderam peso na cirurgia acham muito mais fácil manter a perda de peso em comparação com aqueles que têm feito uma dieta controlada”.

Por meio de ressonância magnética, os pesquisadores observaram que, em primeiro lugar, quando os participantes cirúrgicos olhavam imagens de alimentos, houve uma redução significativa nas áreas do cérebro associadas à resposta de ‘recompensa’ aos alimentos. Em contraste, naqueles que tiveram a dieta de baixa caloria (VLCD, na sigla em inglês) houve um aumento na ativação.

Em segundo lugar, no grupo VLCD, após a visualização de fotos de alimentos, houve um aumento da ativação de áreas do cérebro associadas à restrição ao excesso de alimentação. Isso não foi encontrado no grupo cirúrgico. Por último, a equipe descobriu que o hipotálamo – uma área do cérebro que subconscientemente controla o apetite e o peso – está mais fortemente ligado aos centros cerebrais superiores, que estão envolvidos no pensamento consciente, após a cirurgia em comparação com o grupo VLCD.

A equipe acredita que os três tipos de respostas cerebrais se interligam e podem explicar por que após a cirurgia bariátrica, as pessoas perdem peso por muito tempo, mas, após o VLCD, as pessoas tendem a recuperar o peso.

A reportagem sobre a publicação pode ser acessada no website Neuroscience News.

O artigo que apresenta a pesquisa pode ser acessado por meio do DOI: 10.2337/dc20-2641