Cirurgião escocês dividiu com discípulo a criação da Doutrina Monro-Kellie. A hipótese científica, formulada em 1783 sobre a pressão intracraniana (PIC), foi revista somente no século 21

Imagem: Coloured stipple engraving by James Heath (1757–1834), after Henry Raeburn (1756–1823).

Nascido em Edimburgo (Escócia), Alexander Monro Secundus (22/05/1733 – 02/10/1817) recebeu o título de Secundus para distingui-lo como o segundo de três gerações de uma família de médicos que partilhavam do mesmo nome. Em vida, atuou como cirurgião e professor, dedicando especial atenção à anatomia comparada. Deixou como principais contribuições à ciência a descrição do sistema linfático humano, além de fornecer inovações como a mais detalhada descrição do sistema músculo-esquelético na época.

O pai de Monro, também médico, o escolheu para ser seu sucessor e aos 12 anos o matriculou no curso normal de Filosofia da Universidade de Edimburgo antes de iniciar sua formação profissional. O jovem se interessou por anatomia depois de entrar no curso de Medicina, aos 18 anos. Por possuir boa memória, dose incomum de perseverança e um interesse inesgotável por conhecimentos médicos, tornou-se um auxiliar útil do pai na sala de dissecação. Aluno aplicado, foi recompensado em 1753 com uma autorização municipal para atuar como professor substituto do pai. 

Consolidação 

Em 1755, aos 22 anos, Monro graduou-se como doutor em Medicina e iniciou carreira internacional. Em Londres, assistiu às palestras de William Hunter. Em Paris, ingressou na Universidade de Leyden, onde fez amizade com dois anatomistas famosos, Bernhard Siegfried Albinus e Petrus Camper. Em Berlim, trabalhou com o célebre professor Johann Friedrich Meckel, conhecido como O Velho, em cuja casa morou. Em 1757, ocupou o lugar de seu pai, afastado por doença. Finalmente, foi admitido como licenciado do Royal College of Physicians of Edinburgh, em 2 de maio de 1758.

Na universidade, o pai de Monro ministrou as primeiras palestras de anatomia e cirurgia do curso de 1758 a 1759; em seguida, entregou o trabalho ao filho. Monro Secundus, em 1777, resistiu com sucesso à nomeação de um professor independente de cirurgia — e ministrou um curso completo de palestras no período de 1759 a 1800. Em 1808, com problemas de saúde, fez sua última exposição. Em 1813, ele teve um ataque apoplético e morreu em 1817, sendo enterrado junto de seus pais e da esposa, Katherine Inglis.

Doutrina Monro-Kellie

Um dos legados mais conhecidos de Monro é a doutrina Monro-Kellie, de 1783, sobre a pressão intracraniana (PIC). Essa hipótese científica foi desenvolvida por ele em parceria com seu ex-aluno George Kellie, médico cirurgião no porto de Leith — e foi revista somente no século 21. Propõe que a cavidade craniana saudável de um adulto é rígida e mantém equilíbrio de volume constante, sendo o cérebro quase incompressível. Assim, qualquer aumento na massa de um constituinte craniano formado por sangue (10%), líquor (10%) e tecido cerebral (80%), é compensado por uma diminuição no volume de outro. 

A PIC é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e, em repouso, é normalmente de 7 a 15 mmHg para um adulto em decúbito dorsal. Como regra, os pacientes com pressão arterial normal mantêm o estado de alerta normal com PIC de 25–40 mmHg. Em bebês e crianças pequenas, os efeitos da PIC diferem, pois suas suturas cranianas não foram completamente fechadas. O aumento da pressão intracraniana é indicativo de problemas de saúde como tumor, edema cerebral, trombose do seio venoso, insuficiência cardíaca, obstrução das veias mediastinais superiores, entre outros males.

Publicações

Em 1783, Monro lançou o livro Observações sobre a estrutura e funções do sistema nervoso. A obra tornou seu nome conhecido para os estudantes de medicina até hoje, com a identificação na literatura médica do chamado “forame de Monro”. Nesse tratado, descreve como os ventrículos laterais do cérebro se conectam com o terceiro ventrículo na linha média cerebral e assim possibilitam ao líquor atingir todo o sistema ventricular do cérebro.

Em 1785, publicou A estrutura e a fisiologia dos peixes explicadas e comparadas com as do homem e de outros animais. Dois anos depois, lançou Descrição de todas as Bursae Mucosse do corpo humano, sua estrutura, acidentes e doenças e operações para sua cura. Esse tratado é considerado por vários escritores anatômicos como a primeira descrição completa da bursa, uma espécie de almofada achatada presente nas articulações humanas, sendo composta de uma membrana recheada por líquido sinovial, lubrificante de aspecto viscoso, semelhante a óleo. 

Em 1793, Monro lançou Experimentos sobre o sistema nervoso com ópio e substâncias metálicas para determinar a natureza e os efeitos da eletricidade animal. Essas pesquisas o levaram a concluir que a força nervosa não era idêntica à eletricidade. Seu último livro, Três tratados sobre o cérebro, o olho e o ouvido, foi publicado em Edimburgo em 1797. 

Fontes

Royal College of Physicians of Edinburgh
Wikipedia / Alexander Monro
Wikipedia / Intracranial Pressure
Wikipedia / Forame Interventricular
Curiosidades da Física