Pioneiro em neuropsicologia moderna, criou uma teoria holística do organismo, com base na teoria da Gestalt, que influenciou profundamente o desenvolvimento da Gestalt-terapia

A base da Gestalt-terapia compartilha com a teoria organísmica, criada por Kurt Goldstein, a ideia de que a repetição de padrões de comportamentos é uma tentativa do ser humano de não lidar com a ansiedade gerada pelo inesperado. Também entram nessa conduta a resistência à mudança e a não exposição a situações novas

Kurt Goldstein nasceu em uma família judaica, no dia 6 de novembro de 1878, em

Katowice, Polônia. Após sua formação inicial, estudou Filosofia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e depois voltou à Polônia, para cursar Medicina na Universidade de Breslávia, onde serviu como assistente de laboratório de Ludwig Edinger e estudou com Carl Wernicke. Goldstein publicou dados sobre a enfermaria em Neurologia e, depois da morte de Edinger, assumiu o papel de professor de Neurologia. 

Depois da Primeira Guerra Mundial, Goldstein aproveitou o grande número de lesões cerebrais traumáticas na clínica e estabeleceu o Instituto de Investigação sobre as Consequências de Lesões Cerebrais. Com isso, desenvolveu a teoria das relações cérebro-mente.

Teste de Design de Bloco

O neurologista e psiquiatra contribuiu significativamente com a neuropsicologia em geral e com o desenvolvimento de testes para avaliação de sequelas de danos cerebrais. 

Manteve distância crítica de uma mera avaliação quantitativa. E há 80 anos demonstrou, de forma impressionante, a abordagem diagnóstica qualitativamente orientada, em uma monografia notável e em um filme didático, em colaboração com o psicólogo Martin Scheerer (1900-1961). 

Ao modificar um paradigma clássico para avaliação de déficits na construção visual espacial – o Teste de Design de Bloco -, os dois autores desenvolveram o Goldstein-Scheerer Cube Test, versão que se caracteriza por oferecer ao paciente diferentes pistas a fim de revelar a natureza do déficit em causa. O teste continua a ser uma ilustração impressionante da mais famosa teoria neuropsicológica de Goldstein.

As habilidades cognitivas devem ser quantificadas e normatizadas em ordem para servir como uma medida do desempenho de um indivíduo em relação a uma população. Um desvio pode estar relacionado a um dano cerebral. Um dos primeiros críticos de tal avaliação meramente quantitativa foi Goldestein, também um dos fundadores da holística neurologia e neuropsicologia. 

No entanto, o uso padrão do Projeto de Bloco (por exemplo, como parte do WAIS) em neuropsicologia foi criticado, pois pontua apenas o número de soluções corretas

e, assim, descarta aspectos qualitativos do desempenho do teste de pacientes com danos cerebrais.

Imigração  

Em 1930, Goldstein aceitou uma posição na Universidade de Berlim. Três anos depois, o Partido Nazista subiu ao poder e Goldstein foi preso e encarcerado em um porão. Depois de uma semana, foi libertado sob a condição de deixar o país imediatamente e nunca mais voltar. 

Em 1934, vivendo em Amsterdam e apoiado pela Fundação Rockefeller, escreveu sua principal obra: O Organismo. Goldstein emigrou para os EUA em 1935 e tornou-se um cidadão americano em 1940. Sua esposa, Eva Rothmann, era filha do neuroanatomista Max Rothmann.

Kurt Goldstein morreu no dia 19 de setembro de 1965, aos 86 anos, em Nova Iorque.

Fonte foto e dados:

Instituto de Gestalt-terapia e atendimento Familiar

Scielo

Biografías y Vidas