Médico é autor de pesquisas sobre Doenças Infecciosas e Tropicais; desde 2017 integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose

Formado pela FMRP-USP (1992), Valdes Roberto Bolella especializou-se em Medicina Interna (1993), Moléstias Infecciosas (1995) e concluiu doutorado em Clínica Médica pela FMRP-USP (2000). É professor associado da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Bollela atua na área de educação médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico. Também pesquisa temas na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Tropicais, atuando principalmente com Tuberculose drogarresistente (TB-DR) e micobactérias não tuberculosas, Aids, diagnóstico molecular de infecções e da resistência do M. tuberculosis.

O médico é especialista em Administração Hospitalar (2010). Já foi gerente geral dos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, entre 2007 e 2011 e conselheiro municipal de saúde da cidade de Ribeirão Preto de 2005 a 2012.

Área de atuação

Bolella é fellow pelo Instituto Faimer (Foundation for Advancement of Medical Education and Reseach) da Filadélfia – EUA (2006-2008) e professor convidado do mesmo Instituto desde 2008. É co-fundador do Instituto Faimer-Brasil de Educação para as Profissões da Saúde e ganhou o Prêmio de Excelência em Docência de Graduação de 2013 dentro da sua própria unidade (FMRP-USP) e da Universidade de São Paulo (USP).

Desde novembro de 2017, Bolella integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) do CNPq, submetido para INCT 16/2014. E também desde 2017 coordena o Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE), da FMRP-USP.

Bolella é autor dos livros: Bridging the gaps: Internato baseado em competências; Educação Baseada na Comunidade: aprendendo com a experiência Brasileira (2012); e Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/Aids.

Fonte de pesquisa