Neurocientista criou método pioneiro para contar o número de neurônios cerebrais; ela foi a primeira brasileira a palestrar na série de palestras TED

(Foto: Conferencia TED)

Nascida no Rio de Janeiro em 1972, a brasileira Suzana Herculano-Houzel se formou em Biologia modalidade genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Com dedicação à área de neurociências, ela cursou mestrado pela universidade americana Case Western Reserve (1995), doutorado na França pela Universidade Pierre e Marie Curie (1998) e pós-doutorado na Alemanha pelo Instituto Max Planck (1999).

Com interesse especial por neuroanatomia comparada, Suzana diz em seu site pessoal que estuda do que diferentes cérebros são feitos, o que muda ou não com os diferentes tamanhos, quanta energia eles consomem e que diferença tudo isso faz – especialmente no contexto de como os cérebros humanos se comparam com os de outros seres vivos.

Desde 1999, Suzana trabalha com divulgação científica. Além de professora universitária, é autora de sete livros e participa eventualmente de programas de televisão. Ela já teve coluna quinzenal na Folha de S. Paulo, o maior jornal brasileiro e publicou mais de 45 artigos científicos. Um dos mais relevantes, publicado na revista científica Science, explica as dobras presentes no cérebro humano.

Descobertas

Suzana é responsável por descobertas como o fato do cérebro humano ter cerca de 86 bilhões de neurônios – e não 100 milhões como comumente se acreditava. Essa constatação mostra que a quantidade de neurônios não é diretamente proporcional à capacidade cognitiva dos seres vivos. Ela descobriu também que o consumo de alimentos cozidos pelo Homo sapiens permitiu que o cérebro humano se tornasse mais bem desenvolvido que o de outros primatas e mamíferos.

Desde maio de 2016, ela é professora associada da Universidade Vanderbilt, pesquisando as regras de construção do sistema nervoso central em humanos e outras espécies. Residente em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos, a neurocientista também foi a primeira brasileira a palestrar na série de conferências TED (Technology, Entertainment, Design) destinadas à disseminação de ideias e realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação sem fins lucrativos estadunidense Sapling.

Suzana já demonstrou como as diferenças entre os cérebros masculinos e femininos se expressam no dia a dia. Uma dessas diferenças está relacionada à capacidade de alternar tarefas. Geralmente, as mulheres têm mais facilidade para intercalar atividades que os homens. Outra descoberta diz respeito à noção especial: para se situarem em um ambiente, eles tendem a se guiar por direção e distância, enquanto elas se baseiam em marcos visuais.

Fontes
Suzana Herculano-Houzel – Laboratory of Comparative Neuroanatomy
Wikipédia
Pós-graduação PUC-PR
Tecmundo