Neurocirurgião pesquisa doenças degenerativas e vasculares e distúrbios do líquido cefalorraquidiano (LCR), entre outros temas ligado à área cerebral
Per Kristian Eide recebeu seu título de Doutor em Medicina (MD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Bergen, em 1989, e no mesmo ano obteve PhD em Neurofisiologia do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Bergen, Noruega.
Eide é professor de neurocirurgia, chefe do Grupo de Pesquisa em Hidrocefalia Neurovascular, Departamento de Neurocirurgia, da Faculdade de Medicina da Universidade de Oslo e neurocirurgião consultor sênior do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Universitário de Oslo – Rikshospitalet.
Área de atuação
O serviço neurocirúrgico de Eide incorpora cirurgia cerebrovascular para aneurismas cerebrais e malformações vasculares, descompressões microvasculares para síndromes de compressão de nervos cranianos, cirurgia para distúrbios da circulação do líquido cefalorraquidiano (LCR) e cirurgia da base do crânio (tumores e vasculares).
A atividade de pesquisa da Eide tem interesse particular no papel da interface glia-neurovascular e seu papel no metabolismo do cérebro. Ele também estuda questões como doenças neurodegenerativas e vasculares e distúrbios do LCR, estudos translacionais que abordam o papel do LCR nas doenças cerebrais, circulação do líquido cefalorraquidiano e pressão pulsátil, hipertensão intracraniana idiopática, aplicações de ressonância magnética aplicada ao LCR e hidrocefalia e malformação de Chiari tipo 1.
Fontes do texto:
https://fluidsbarrierscns.biomedcentral.com/about/editorial-board/per-kristian-eide