Curva de Langfitt é um dos principais legados do neurocirurgião; gráfico descreve as alterações da pressão intracraniana a partir das variações do volume cerebral

Thomas William Langfitt (20/04/1927 – 07/08/2005).

Nascido em Clarksburg, Virgínia Ocidental, filho de pai cirurgião geral, o norte-americano Thomas William Langfitt (20/04/1927 – 07/08/2005), se formou em biologia na Princeton University em 1949. Também frequentou a Johns Hopkins Medical School, graduando-se médico em 1953.

Após servir ao exército dos Estados Unidos, Langfitt regressou à Johns Hopkins para concluir residência em cirurgia neurológica. Em 1961, completou sua formação e se mudou para a Filadélfia, com o cargo de chefe da Seção de Cirurgia Neurológica no Hospital da Pensilvânia.

De olho no cérebro

Em 1968, o neurocirurgião conduziu pesquisas básicas sobre pressão intracraniana (PIC), circulação cerebral e metabolismo cerebral — e suas descobertas contribuíram para a compreensão destes fenômenos e para o tratamento de lesões traumáticas na cabeça.

Em 1968, Langfitt se tornou professor e comandou até 1987 a Divisão de Cirurgia Neurológica da University of Pennsylvania, onde foi o principal cientista de programas de traumatismo craniano, com foco no controle da PIC, na época uma causa de morte comum em pacientes neurocirúrgicos.

Langfitt investiu também em experimentos para medir o fluxo sanguíneo no cérebro, um fator importante nas técnicas de neuroimagem, como tomografias por emissão de pósitrons (PET) — e foi vice-presidente para assuntos de saúde da University of Pennsylvania.

Curva de Langfitt

Um dos principais legados do neurocirurgião é a chamada curva de elastância cerebral, batizada em sua homenagem como a Curva de Langfitt. Descrito por Langfitt e seus colaboradores, este fenômeno representado graficamente expressa as alterações da PIC a partir das variações de volume dentro do cérebro.

A Curva de Langfitt pode ser dividida em quatro fases. Na primeira delas, o aumento do volume expansivo intracraniano é compensado pela saída de líquor e de sangue, sem aumento da PIC. Na segunda fase, esgotam-se os mecanismos de compensação e ocorrem elevações da PIC. Na etapa seguinte, há alteração do tônus cerebrovascular, evolução da cascata vasodilatadora com aumento do volume sanguíneo encefálico e elevação exponencial da PIC. Na última fase, há perda de autorregulação cerebral e a PIC apresenta comportamento semelhante à pressão arterial média.

Participações

No âmbito dos Estados Unidos, Langfitt integrou vários conselhos consultivos e comitês, como o National Institutes of Health. Ele escreveu e contribuiu para mais de 200 publicações profissionais. Foi presidente do Conselho da Associação de Centros de Saúde Acadêmicos e atuou como presidente do Comitê Organizador de Simpósios Internacionais sobre Aumento da Pressão Intracraniana e Fluxo Sanguíneo Cerebral.

O neurocirurgião integrou o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências e foi membro honorário do Royal College of Surgeons de Edimburgo. Também fez parte do Conselho de Administração da American Association of Neurological Surgeons, onde foi vice-presidente. Langfitt presidiu o Conselho Editorial do Journal of Neurosurgery, presidente da American Academy of Neurological Surgery. E serviu no Conselho de Curadores da Universidade de Princeton. Morreu aos 78 anos de tuberculose miliar.

Fontes:

Congress of Neurological Surgeons (CNS)
Oregonlive
Newspapers.com
Researchgate
Neurointensivismo
Neurocirurgia Básica – Sebastião Gusmão
Los Angeles Times
PATRIOTA, G. C. Avaliação da autorregulação cerebral dinâmica através da reatividade cerebrovascular em suíno com volume expansivo por balão simulando aumento de hematoma intracerebral. Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para a obtenção do Título de Doutor em Ciências. São Paulo, 2017.