Será que você realmente conhece o seu cérebro? Como ele vai com você pra tudo quanto é lado, vale a pena dar uma espiadinha nesse texto para compreendê-lo melhor

O cérebro é o principal órgão do Sistema Nervoso Central (SNC) e é dividido em duas metades: os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Eles trabalham de forma articulada para garantir o funcionamento de todo o nosso corpo.

Os hemisférios cerebrais são responsáveis pelo pensamento, pela memória, pela fala, pelos movimentos voluntários do corpo e por todos os nossos sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato.

Ele faz parte do encéfalo que, junto com a medula espinhal, compõe o Sistema Nervoso Central. Ambos são envolvidos pelas meninges, que são membranas de tecido conjuntivo, ou seja, que apresentam células bastante diversificadas. A principal função das meninges é proteger o SNC.
O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. O cérebro ocupa 80% do encéfalo, que também é formado pelo cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo.

Já a medula espinhal é subordinada ao cérebro, ou seja, é ligada a ele, embora possa agir de forma independente. Ela é considerada o caminho dos impulsos que provocam aquelas ações involuntárias no corpo humano.

O cérebro e a medula espinhal são rodeados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR), conhecido como líquor, que contém, basicamente, água com proteínas, açúcar (glicose), glóbulos brancos e hormônios.

A principal função do Sistema Nervoso Central é o processamento de informações. Em outras palavras, ele é responsável por captar e transmitir informações para o corpo. E o cérebro é o centro de comando da rede.

Todas as sensações e mensagens precisam ser levadas até ele para que possa enviar estímulos específicos para cada órgão do corpo humano. Por exemplo, quando você machuca uma parte do corpo, uma informação é enviada ao cérebro, que responde com a sensação de dor. Isso nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo. Ou seja, ele é quem comanda tudo e, ao mesmo tempo, o grande protetor do corpo humano.