É dele que vem as tantas ideias que temos no dia a dia… mas você sabia que o cérebro também é inspiração para muita gente? Confira essa história contada pelo BrianBrain

Tive uma ideia! Vamos conversar sobre inspiração?

Por exemplo, para escrever este texto para vocês, precisei meditar e me acalmar para que a inspiração viesse.

Embora seja eu, o cérebro, o responsável pelos pensamentos de todo mundo, tem horas que fico meio agitado, então realmente preciso me acalmar. Mas, você sabe, sou bastante flexível e esta não foi uma tarefa tão difícil assim.

Agora eu queria te contar uma coisa, mas promete que não vai me achar esnobe? Tenho uma capacidade tão grande de processar as informações, que sou inspiração para muitos pesquisadores, professores e até para os programadores que atuam em Ciências da Computação, acredita?
E há inúmeros cientistas que estudam as minhas funções e reações até hoje. Ainda há muito mistério em torno do cérebro. A maioria deles nem sabe que eu me chamo BrianBrain.

A verdade é que eu sou inspiração para muitas criações humanas, quer ver só? As Redes Neurais Artificiais (RNAs) são modelos computacionais inspirados no Sistema Nervoso Central (SNC). E eu sou o principal órgão do SNC.

Agora olha isso: essas redes levam 40 minutos para processar o que eu, o cérebro, levo apenas um segundo. Sou muito poderoso!

Só para você ter ideia, sou capaz de escanear e processar imagens complexas em até 13 milissegundos. É muito rápido. Um milissegundo corresponde a um milésimo de segundo, é como se você pegasse 1 segundo e dividisse por 1.000, já pensou?

E já que estamos falando em números altos, deixa eu te contar essa: mais de 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos se espalham pelo cérebro humano. Isso seria o suficiente para dar quatro voltas na Terra!

Ainda sobre números: eu tenho dois hemisférios, o esquerdo e o direito. No hemisfério esquerdo tem quase 200 milhões de neurônios a mais que o direito. Uau!! Mas eles são muito pequenos.

O tamanho de um neurônio varia entre 4 e 100 micrômetros de largura. Aliás, você já tinha ouvido o nome dessa unidade de medida? Alguns componentes dos processadores de computador são medidos por mícrons, daí mircrômetro.

E só pra gente terminar, porque talvez você já tenha ouvido falar na massa cinzenta do cérebro, eu gostaria de defini-la para você, afinal, nada melhor do que eu mesmo, BrianBrain, te explicando sobre isso.

Então vamos lá: massa cinzenta é o nome das células neurais que estão envolvidas em capacidades como a memória, a fala e o controle dos músculos.

Gostou? Logo voltarei com mais novidades!