anthony-marmarou

Cientista ajudou a criar padrões globais para o cuidado e gerenciamento da pressão intracraniana em pacientes com lesão cerebral traumática

Anthony Marmarou (15-03-1934 – 22/01/2010). (Foto: Reprodução/Hydrocephalus Society

Nascido em Philadelphia, Pensilvânia, o norte-americano Anthony Marmarou (15-03-1934 – 22/01/2010) foi considerado autoridade mundial em dinâmica de fluidos no cérebro e na medula espinhal. Deixou como legado avanços no campo das neurociências clínicas contemporâneas – e muitas de suas ideias seguem sendo validadas até hoje.

Marmarou serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia (1950-1953) e posteriormente frequentou a Drexel University, recebendo o título de bacharel em Engenharia Elétrica.

Prosseguiu seus estudos na Universidade da Pensilvânia, obtendo o título de mestre em Engenharia de Controle, e depois na Escola de Medicina da Universidade Temple, onde concluiu uma bolsa de estudos especial e um doutorado em Engenharia Biomédica.

Pesquisa intracraniana

O estudo da dinâmica da pressão intracraniana (PIC) em lesão cerebral traumática de Marmarou começou na Albert Einstein Medical, em Nova Iorque, e seguiu por 27 anos no Departamento de Neurocirurgia da Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond. Os trabalhos de investigação sobre lesão cerebral traumática e hidrocefalia de pressão normal tiveram peso para Marmarou receber o prêmio Javits Neuroscience Investigator, concedido pelo Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame.

Marmarou obteve reconhecimento de seus pares e das sociedades neurocirúrgicas do Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Japão e Turquia. E seus esforços conjuntos com Katsuji Shima, presidente de neurocirurgia do Instituto de Defesa Nacional no Japão, estabeleceram padrões globais para o cuidado e gerenciamento da PIC após lesão cerebral traumática.

Hidrocefalia

Introduzido por Marmarou em 1973 e modificado em estudos posteriores, o modelo matemático de compensação de volume de pressão do líquor fornece uma base teórica para o diagnóstico diferencial na hidrocefalia. A presença de um componente vascular da PIC foi um conceito proposto na década de 1980. Marmarou demonstrou que apenas cerca de 30% dos casos de PIC elevada em pacientes com traumatismo cranioencefálico poderiam ser explicados por alterações na circulação do líquor. Os 70% restantes dos casos devem ser atribuídos a componentes vasculares, que foram propostos como equivalentes à pressão venosa cerebral elevada.

Em colaboração com seu parceiro de pesquisa de longa data, Harold Young, Marmarou liderou uma equipe internacional no desenvolvimento das primeiras diretrizes clínicas para diagnóstico e tratamento para hidrocefalia de pressão normal idiopática. Seus esforços ​​resultaram no padrão atual de tratamento para pacientes com NPH, o que resultou diretamente na recuperação de indivíduos inicialmente diagnosticados com demência irreversível e sintomas semelhantes aos do mal de Alzheimer.

Fontes:

Find a Grave
Hydrocephalus Society
Legacy.com
National Library of Medicine
Wikipedia / Neurohydrodynamics
Researchgate – Modeling of CSF Dynamics: Legacy of Professor Anthony Marmarou