Autores

Mengmeng Wang, Zhizhong Zhang, Dandan Liu, Lei Ji, Shuangjiao Huang, Liping Cao, Ning Wei, Dan Ye, Yazhou Ma e Xuegan Lian

Fundamentação

Estudos observacionais sugerem que a doença de Parkinson (DP) está relacionada com o risco de doença cardiovascular e cerebrovascular. No entanto, a causalidade ainda não está totalmente estabelecida. Portanto, empregamos a randomização mendeliana para avaliar se a DP está relacionada ao risco de acidente vascular cerebral isquêmico (EI), subtipos de EI, doença arterial coronariana (DAC) e infarto do miocárdio (IM).

Métodos

Oitenta e oito e onze polimorfismos de nucleotídeo único associados à DP no nível de significância do genoma foram usados como variáveis instrumentais para DP na população europeia e do leste asiático, respectivamente. Usando uma RM de 2 amostras, examinamos associações com IS, subtipos relacionados a IS, CAD e MI na população europeia. Também avaliamos a associação causal de DP com IS e CAD na população do leste asiático. As análises de RM primárias foram realizadas usando a abordagem ponderada de variância inversa de efeitos aleatórios.

Resultados

Na população europeia, a predisposição genética para DP foi relacionada a maior risco de IS (odds ratio [OR], 1,03 por duplicação nas chances de PD; intervalo de confiança de 95% [IC], 1,01-1,05; P = 0,002) e acidente vascular cerebral cardioembólico ( OR, 1,08 por duplicação nas chances de DP; IC 95%, 1,04-1,12; P = 1,29 × 10-4), mas não acidente vascular cerebral de grande artéria, acidente vascular cerebral de pequeno vaso, CAD e IM. Na população do Leste Asiático, não encontramos evidências de efeito causal da DP no risco de EI e DAC.

Conclusões

Este estudo descobriu que a predisposição genética para a DP está relacionada ao maior risco de EI e acidente vascular cerebral cardioembólico na população europeia.

O estudo foi publicado no Parkinsonism & Related Disorders, em janeiro de 2022.